Código do Curso: 11116

Público Alvo:
Profissionais ligados a área financeira, pequeno empresário, agentes liberais, contadores, administradores, economistas, assistentes, analistas, supervisores, gerentes e profissionais de outras áreas interessados em conhecer os aspectos operacionais ligad


Carga Horária: 8 horas

Conteúdo Programático:
Integração do Setor de Contas a Receber c/ a Área de Vendas;
Porque o Sistema de Contas a Receber & Cobrança tem que estar integrado com a Contabilidade;
O que diz o Regulamento do Imposto de Renda em relação a provisão das Perdas/PCLD;
Como é feita a contabilização dessas Perdas;
Visão do Sistema de Pagamento Brasileiro (SPB);
Títulos de Crédito;
Cuidados que a cobrança deve tomar ao dar instrução de protesto;
Alguns procedimentos de cobrança/régua de cobrança (carta, telefone, e-mails);
Qual a diferença legal entre Boletos e títulos de créditos/origem.

O que diz a lei;
A cobrança no CDC, o que é permito praticar;
Problemas gerados na cobrança;
Fórmulas financeiras aplicáveis a Renegociação da dívida;
Como emitir os Boletos Bancários, o que diz o fisco em relação a boletos que contenham código de barras;
O que diz a Lei em relação aos boletos;
Como efetuar corretamente os cálculos dos Encargos Financeiros sobre Inadimplência;
Considerações sobre as modalidades de juros - Juros / Descontos / Multas Contratuais;
Cuidados que a Cobrança deve tomar ao antecipar uma dívida.

Análise aplicada aos contratos de empréstimos/capital de giro para as empresas x negociação cliente, cliente/fornecedor;
Como a cobrança deve renegociar uma dívida;
Como a cobrança deve proceder na Atualização da dívida;
É legal a cobrança fazer uso da Tabela Price, como funciona;
O que deve compor os contratos de Dação e Pagamento e Confissão de Dívida;
principais diferenças;
Gerenciando a Carteira de Duplicatas a Receber;
Como a cobrança deve Controlar o ?AGING? da carteira de clientes (uso da Análise Vertical);
Como a Cobrança deve calcular o índice de Inadimplência (uso do Método Aritmético);
Como apurar o Prazo Médio da Cobrança;
Numa prorrogação como determinar o custo mínimo e máximo para determinado número de dias prorrogados;
Na renegociação como utilizar o método do cálculo por dentro para embutir os custos.