Código do Curso: 6967

Público Alvo:
Profissionais ligados a área financeira, pequeno empresário, agentes liberais, contadores, administradores, economistas, assistentes, analistas, supervisores, gerentes e profissionais de outras áreas interessados em conhecer os aspectos operacionais ligad


Carga Horária: 8 horas

Conteúdo Programático:
Integração do Setor de Contas a Receber c/ a Área de Vendas
Porque o Sistema de Contas a Receber & Cobrança tem que estar integrado com a Contabilidade.
O que diz o Regulamento do Imposto de Renda em relação a provisão das Perdas.
Como é feita a contabilização dessas Perdas
Visão do Sistema de Pagamento Brasileiro (SPB)
Títulos de Crédito (Duplicata, NP, Cheque)
Cuidados que a cobrança deve tomar ao dar instrução de protesto.
Alguns procedimentos de cobrança (carta, telefone, e-mails)
Qual a diferença legal entre Boletos e títulos de créditos/origem. O que diz a lei.
A cobrança no CDC, o que é permito praticar
A Visão do Fluxo de Caixa e sua importância no Ctas Receber
Problemas gerados na cobrança.
Fórmulas financeiras aplicáveis a Renegociação da dívida
Como emitir os Boletos Bancários, o que diz o fisco em relação a boletos que contenham código de barras.
O que diz a Lei em relação aos boletos
Como efetuar corretamente os cálculos dos Encargos Financeiros sobre Inadimplência.
Considerações sobre as modalidades de juros
Juros / Descontos / Multas Contratuais
Cuidados que a Cobrança deve tomar ao antecipar uma dívida. Análise aplicada aos contratos de empréstimos/capital de giro para as empresas x negociação cliente, cliente/fornecedor.
Como a cobrança deve renegociar uma dívida
Como a cobrança deve proceder na Atualização da dívida
É legal a cobrança fazer uso da Tabela Price, como funciona?
O que deve compor os contratos de Dação e Pagamento e Confissão de Dívida; principais diferenças.
Gerenciando a Carteira de Duplicatas a Receber
Como a cobrança deve Controlar o ?AGING? da carteira de clientes (uso da Análise Vertical)
Como a Cobrança deve calcular o índice de Inadimplência (uso do Método Aritmético e Método Equivalente)
Como apurar o Prazo Médio da Cobrança
Transformando o Prazo Médio em Custo Percentual e custo Financeiro da Carteira de Inadimplentes
Numa prorrogação como determinar o custo mínimo e máximo para determinado número de dias prorrogados.
Na renegociação como utilizar o método do cálculo por dentro para embutir os custos.